Jogo da Onça

O Jogo da Onça, conhecido pelos índios Bororos como Adugo e pelos Guaranis como Jagua-ixive, é um jogo de estratégia presente em várias partes do mundo. Ele era jogado também pelo antigo povo Inca, no Peru. Segundo alguns historiadores, esse jogo já era conhecido pelos índios brasileiros antes da chegada de Cabral ao Brasil.

tabuleiro.png

É um jogo para duas pessoas: uma controla a peça que representa a onça e a outra com 14 peças que representam os cachorros. A partida sempre começa com a movimentação da onça. Em seguida, deve-se mover um dos cachorros. Tanto a onça como os cachorros podem se mover de uma casa para outra no tabuleiro apenas uma vez, respeitando as conexões das casas. As peças só podem ser movidas para uma casa vazia. A onça tem uma capacidade a mais que é “capturar” peças dos cachorros, uma vez que consegue pular uma peça do cachorro. O jogo termina quando os cachorros conseguem prender a onça no tabuleiro ou a onça capturando 6 cachorros.

O estúdio Chubak desenvolveu um game gratuito para Android, digitalizando o Jogo da Onça, que conta com uma ótima interatividade e uma parte gráfica bem elaborada. Ainda, o estúdio teve a licença poética de converter os cachorros do jogo original para os porcos brasileiros conhecidos como queixadas. O game tem o nome de Porcos Vs Onça e pode ser baixado gratuitamente na Play Store, no link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.CaaraStudio.PorcosVsOnca .

Imagem da captura de tela

Deixe um comentário